quinta-feira, 29 de maio de 2014

POLÌTICA: Cássio está apto a concorrer às eleições 2014, afirma advogado!

O advogado, Harrison Targino, respondeu hoje (29), ao vivo, as ilações de que seu cliente, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), estaria inelegível até 2022, conforme matéria publicada por site ligado a uma emissora de TV na capital e em entrevista a própria rede, o advogado desmentiu a informação falsa.
Ao vivo, o repórter da emissora de TV perguntou: "Foi julgado ontem o ultimo embargo do Senador Cássio Cunha Lima ou não?" Harrisson respondeu: "Não. Ela é falsa! É mentira de quem propaga" E completou: "A mentira é descuidada. Não tem efeito prático algum de embargo da semana passada".
O advogado ainda esclareceu: "Cássio será candidato a governador e o povo da Paraíba poderá escolher. Esses boatos estão sendo feitos por causa do medo que certas pessoas têm de Cássio e estão querendo confundir o povo. Sobre o tema já havia definição jurídica com a questão da cassação antiga. Deixa o povo decidir, porque na justiça pode ter certeza que estará sim garantida", arrematou.

Fonte: ClickPB

terça-feira, 27 de maio de 2014

POLÌTICA: Dunga Júnior convoca militância para Encontro do PSDB em Boqueirão

Na próxima sexta-feira (30) a cidade de Boqueirão, no Cariri Paraibano, será palco de mais um encontro regional do PSDB. O evento, que está programado para acontecer às 16h30, reunirá os filiados do partido para ratificar a decisão da legenda em lançar candidatura própria ao governo do Estado nas eleições de outubro.

O ex-deputado estadual, Dunga Júnior, está convocando a militância do PSDB e lideranças políticas da região para prestigiarem o encontro do partido. Segundo ele, a participação dos filiados é muito importante e demonstra o espírito democrático da legenda, que já realizou nove encontros pelo estado. “Faremos uma grande festa para ouvirmos o nosso filiado, que com certeza, confirmará a decisão do partido em marchar com a candidatura própria nas eleições deste ano”, disse.

Antes do encontro em Boqueirão, o PSDB se reunirá na cidade de Princesa Isabel, por volta das 12h30.

Após as reuniões, serão concedidas entrevistas coletivas para esclarecer à população sobre o resultado dos encontros do partido.
A Executiva do PSDB já se reuniu com filiados nas cidades de Patos, Guarabira, Mamanguape, Campina Grande, Conceição, Pombal, Itabaiana, Monteiro e Catolé do Rocha. Em todos os encontros, foi decidido por unanimidade que o partido deve lançar candidato próprio ao governo estadual nas eleições deste ano.
Fonte: acessoriadungajr

sábado, 24 de maio de 2014

ALCANTIL: Suplente Severina toma posse na Câmara Municipal de Alcantil

FOTO: TRE-PB
Em Sessão Ordinária realizada nesta Sexta 23, a Suplente de Vereador Severina Francisca da Costa, popularmente conhecida como "Severina de Nelson" (PT), que obteve 78 votos (1,99%) nas eleições municipais de 2012, pela coligação "Alcantil Seguindo em Frente (PT/PMDB)", assumiu uma cadeira na Casa José Silvino após ser oficializada a licença do Vereador Aldemir Pereira, "Galego", por motivos de saúde. A licença é de 120 dias, ou seja 4 meses. Após o ato de posse, a nova vereadora Severina, foi convidada pelo presidente, a fazer seu discurso de posse, onde destacou o sonho realizado, agradeceu o apoio recebido por parte de diversas pessoas e se comprometeu a trabalhar  pelo povo alcantilense. 
A sessão contou como de costume com a presença de poucos no plenário, o prefeito José Ademar chegou quando os discursos estavam sendo feitos, foi feito registro da presença do mesmo. O presidente Milton Almeida deu por encerrada a sessão, convidando a todos para estarem presentes na próxima sessão que ocorrerá dia 6 de junho, será a ultima sessão do 1° semestre de 2014.


Fonte: TRE-PB/Alcantil Conectado 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

BRASIL: Sugestão popular garante porte de armas para o cidadão comum

A sugestão legislativa de iniciativa popular que permite ao cidadão devidamente qualificado o direito de portar arma (SUG 12/2014) será analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A ideia foi apresentada no portal e-Cidadania e obteve mais de 20 mil adesões.
Atualmente, pelo Estatuto do Desarmamento, só podem ter o porte de armas no Brasil integrantes das Forças Armadas, policiais, guardas municipais, agentes penitenciários, agentes de inteligência, empresas de segurança privada, pessoas que exerçam atividades esportivas que demandem o uso de armas de fogo, auditores fiscais, analistas tributários e quem comprove depender do uso da arma para subsistência.
Para civis, o porte é permitido desde que o cidadão comprove exercer atividade profissional de risco ou que ameace a integridade física. Na página da Polícia Federal na internet em que são expostas as condições para o porte de arma pelo cidadão, o texto é bem claro quando afirma que a concessão somente ocorrerá em casos excepcionais que obedeçam o exigido em lei.
As propostas de mudanças nos critérios para o poder de arma sempre geram polêmicas. Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), por exemplo, o uso da arma deve ser privativo das Forças Armadas e das forças de segurança.
– As sociedades que se armaram em demasia não deram em bom termo, a pior experiência nesse sentido é a da sociedade norte-americana. Armar indiscriminadamente todos os cidadãos não é um bom termo para mim em uma sociedade – afirma.
Já o senador Mário Couto (PSDB-PA) é a favor do porte de arma por civis, desde que para fins de defesa pessoal e que a arma seja legalizada.
– Ele tem que ter o direito legítimo de defesa. Isso é um direito constitucional. Por isso eu sou a favor daquele que usa a arma legalmente, com porte de arma, com registro da arma, com inscrição na polícia – reitera.
O post divulgado pelo portal e-Cidadania, no Facebook, no dia 12 de maio já teve mais de 400 compartilhamentos. Entre os comentários dos internautas está o de Fabiano Assunção. Ele afirma que até seria a favor do desarmamento, se o Estado cumprisse o seu papel de desarmar o crime, o que, segundo ele, não acontece. Já Amilton Teixeira acredita que não é porque os bandidos têm acesso às armas que o cidadão também deve ter. Para ele, deveria haver um melhor monitoramento das fronteiras e um rastreamento eficiente das armas.
Projetos de lei
Mudanças no Estatuto do Desarmamento são objeto de projetos de lei em análise no Congresso. Um deles estende o porte para agentes e guardas penitenciários e portuários fora do horário de serviço (PLC 28/2014) e aguardar apenas a decisão do Plenário.
A lei em vigor define, entre as pessoas que podem usar arma nos períodos de folga, os integrantes das Forças Armadas, policiais, guardas municipais das capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes, agentes de inteligências e as polícias da Câmara e do Senado.
Se a decisão do Plenário do Senado for pela aprovação, o PLC 28/2014 pode seguir para a sanção presidencial, porque já foi aprovado pela Câmara. Durante o exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposta não recebeu nenhuma emenda dos senadores e o parecer do senador Gim (PTB-DF) foi favorável ao projeto.
Na Câmara dos Deputados, o projeto do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) revoga o Estatuto do Desarmamento (PL 3722/2012) e estabelece novas normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, além de prever penalidades.
Dentre as mudanças propostas, está a alteração da idade mínima para comprar armas de fogo de 21 para 25 anos; o registro e autorização do porte de arma não só pelo Sistema Nacional de Armas (Sinarm), mas também pelas polícias civis estaduais e do Distrito Federal; e, desde que devidamente autorizado, o direito ao proprietário de manter a arma na sua residência, propriedade rural, no seu local de trabalho ou ainda em veículos ou embarcação pertencente a ele.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mais um acidente com vítima fatal na BR 104 em Pão de Açúcar

 Por volta das 19 horas deste Domingo (18), na BR-104, nas imediações do posto fiscal da Secretaria da Fazenda, aconteceu um grave acidente envolvendo uma moto e um caminhão que vitimou o cantor Robério Souza. Segundo informações preliminares, a vítima vinha pilotando sua moto Honda Bross vermelha em alta velocidade e colidiu com a traseira de uma carreta vindo a falecer enquanto a mulher que estava com ele na moto, identificada como Josenilda Herondina da Silva, ficou gravemente ferida e foi socorrida por uma equipe do SAMU para o Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão na cidade de Santa Cruz do Capibaribe e logo após receber os primeiros atendimentos foi transferida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru.  Após o acidente houve grande tumulto, onde moradores das imediações colocaram fogo em pneus, interditando a BR, como forma de protesto devido o número de acidentes que aconteceu no local ultimamente. A reivindicação da população local se fundamenta na ausência de quebra-molas e também na precariedade da iluminação próxima ao posto fiscal, fatores que vem provocando inúmeros acidentes, em sua maioria com vítimas fatais, e no descaso governamental com as obras na rodovia, onde a duplicação vem sendo prometida a muito tempo indignando a população.

Natural de Custódia, Robério Souza foi morar em Santa Cruz do Capibaribe em 1985, onde começou a trabalhar numa gráfica. Muito carismático e simpático, Robério chamava a atenção por ter uma boa voz e também por tocar bem violão, atributos que aumentaram o seu rol de amigos na terra das confecções. 

Fonte: Agreste Notícias

domingo, 18 de maio de 2014

Faça Bonito – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
Slogan da campanha Faça Bonito
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.



A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dunga Júnior denuncia afastamento de servidora estadual durante licença maternidade

O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13) trouxe a exoneração da servidora Maria Rosalva Barbosa, que ocupou, até então, o cargo de diretora da Escola Estadual da cidade de Alcantil, no Cariri Paraibano. Tudo dentro da normalidade, se a servidora não estivesse no gozo de sua licença maternidade. Quem traz a denúncia é o ex-deputado estadual Dunga Júnior.

Dunga disse que Maria Rosalva atuava como funcionária do Estado há quase 20 anos e estava na função de diretora há pouco mais de um ano. Ele lamentou a exoneração da servidora e credita o ato à perseguição política. “Pura perseguição, você afastar uma servidora de licença maternidade e que prestava um excelente trabalho à comunidade estudantil”, disse.


                               

                              
Para Dunga Júnior, não é mais novidade pra esse governo a demissão de servidores com mais de 15 ou 20 anos. “Demitir pessoas com mais de 10, 15 ou até 20 anos é absolutamente normal para o governo que aí está, o que não pode acontecer é uma desumanidade dessa”, criticou.


Dunga disse que vai procurar a justiça para que o direito da servidora seja reparado e as providências cabíveis sejam adotadas.
Fonte: assessoriadungajunior
                                                                               

segunda-feira, 12 de maio de 2014

3ª Região Geoadministrativa realiza plenária do ODE

Foto: secom - PB

O Município de Alcantil participou levando suas reivindicações

Na Plenária realizada neste Sábado (10), muitas foram as reivindicações dos representantes dos municípios que compõem a 3ª Região Geoadministrativa. O evento foi realizado em Campina Grande e contou com a presença de todo o secretariado do Governo estadual além do Governador Ricardo Coutinho, o vice Rômulo Gouveia, alguns deputados estaduais aliados do governo, e vários prefeitos da região como: Evilázio Souto (Tenório), Daniel Lopes (Santa Cecília), Rafael Oliveira (Assunção), Carmelita Ventura (Livramento), Jair da Silva (Caturité), Joventino (Barra de Santana), José Ademar (Alcantil), Luzinete Teixeira (Barra de São Miguel), João Paulo Segundo (Boqueirão), José Pedro (Fagundes), Joana D’Arc Queiroga (Massaranduba) e Jurandi Gouveia (Taperoá). 

Foto: Dispositivo móvel (blog)

Prestação de contas 

Na prestação de contas das demandas do ODE 2012/2013 na região de Campina Grande, o vice-governador Rômulo Gouveia destacou os investimentos em educação, saúde, estradas, recursos hídricos, segurança pública, desenvolvimento humano, empreendedorismo, entre outras áreas.
Foto: Dispositivo móvel (blog)

Contudo, foram muitas as cobranças dos representantes de cada município, alguns inclusive afirmando que muita coisa não havia saído do papel e que mas uma vez estavam sendo repetidas como por exemplo: Segurança, saúde, educação e habitação. A representante de Alcantil, Jancleide do Carmo, falou dos anseios da população alcantilense em ter a obra da adutora continuada e concluída, como também a necessidade de um posto policial efetivo e mais moradia para a população de baixa renda.


quarta-feira, 7 de maio de 2014

BIZARRO: Animal estranho encontrado em Pernambuco

Internautas de Pernambuco estão divulgando foto de um animal, no mínimo estranho que teria sido encontrado em uma mata na cidade de Pombos situada a 63,3 Km de Recife. O animal tem chamado a atenção dos moradores por suas características, hora lembrando um cachorro, hora lembrando uma pessoa. Confira a imagem abaixo!


domingo, 4 de maio de 2014

ALCANTIL: 7º motocross; alcantilenses no pódio

 O sétimo motocross em Alcantil mais uma vez foi um

sucesso. Muitos participantes e um grande público

expectador marcou presença nesta tarde de Domingo

(04). Em uma das baterias tivemos dois alcantilenses no
pódio, "Clébio" no primeiro lugar e o corredor "Muk"

na terceira posição, fato que nos deixa orgulhosos pois

são pessoas simples e de grande força de vontade,

com pouca estrutura, mesmo assim deixaram sua marca
na história do motocross de Alcantil.




O evento já está conhecido nas cidades circunvizinhas, inclusive em outros estados, o que nos deixa orgulhosos. Muitos visitantes que em sua passagem pela cidade, aquecem um pouco mais a economia local. No futuro o evento tende a crescer, o que já pede um olhar mais voltado para a infra-estrutura que precisa de algumas inovações para oferecer mais conforto ao visitante, além de melhores acomodações para os atletas.


POLITICA: Veneziano participa da Festa do Leite

O ex-prefeito de Campina Grande e Pré-candidato ao governo da Paraíba pelo PMDB Veneziano Vital, esteve marcando presença na Festa do Leite versão 2014 em Alcantil. "Vené" e sua comitiva estiveram acompanhando o ex-prefeito Milton e o atual prefeito Zé Ademar em boa parte do evento, além de outros políticos como o Dep. Wellington Roberto entre outros. Durante sua caminhada o pré- candidato Veneziano cumprimentou várias pessoas e até posou para fotos, esbanjando simpatia e claro,fazendo suas articulações.



***********************************************************************

Na parte festiva tivemos as bandas Circuito Musical e Forró do Bode que animaram a noite satisfazendo os anseios do público que lotou a praça pública.


O blog

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Movimento Maio Amarelo > Atenção pela vida

O Movimento MAIO AMARELO nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.
Na carona do sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor amarela, cuja simbologia em relação a conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo do Movimento vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.
Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.
A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.
Em conclusão, aguarda-se a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social, razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e do AMARELO a cor da “atenção pela vida”.
Sobre a Década de Ação para Segurança no Trânsito
A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano, ou um percentual entre 1% e 3% do produto interno bruto de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
O problema é mais grave nos países de média e baixa renda. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares.
As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.
De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS recentemente, 88 países membros conseguiram reduzir o número de vítimas fatais. Por outro lado, esse número cresceu em 87 países.
A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, cinto de segurança e cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.
O relatório destaca que:
- 89 países, cobrindo 66% da população mundial, têm legislação com relação a beber e dirigir, com limite de álcool no sangue de 0.05g/dl ou menor, conforme recomendado pela OMS;
- 90 países, cobrindo 77% da população mundial, têm leis que obrigam o uso de capacete;
- 111 países, cobrindo 69% da população mundial, têm leis que obrigam o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes;
- 96 países, cobrindo 32% da população mundial, têm uma legislação para cadeirinhas.
O documento também aponta que na maioria dos países – mesmo alguns daqueles com melhores resultados – a aplicação das leis é inadequada.
Alguns grupos foram identificados como aqueles com maior risco de morrer em acidentes de trânsito:
- 59% das vítimas fatais estão na faixa etária dos 15 aos 44 anos, e 77% são homens;
- pedestres e ciclistas representam 27% de todas as mortes no trânsito. Em alguns países, esse percentual é superior a 75%, resultado de décadas de negligência com a segurança desses usuários nas políticas públicas, em favor do transporte motorizado;
- o risco de morrer em um acidente de trânsito é maior na África (24.1 a cada 100 mil pessoas) e menor da Europa (10.3 a cada 100 mil)